Serviço prestado em parceria com o Centro de Ozonoterapia.

O Centro de Ozonoterapia pretende dar à população portuguesa acesso a um conjunto de tratamentos com ozono, que podem constituir um complemento terapêutico muito eficaz.

O que é Ozonoterapia?
A Ozonoterapia é o nome dado ao conjunto de práticas terapêuticas com recurso ao ozono clínico. Estas práticas são utilizadas no tratamento dum vasto conjunto de patologias e em aplicações de estética.

Sem contra-indicações
Praticamente sem contra-indicações e efeitos secundários, tem revelado excelentes resultados quando realizado com a conjugação correta de técnicas e matérias ozonizadas.
Foi na Rússia que a aplicação da Ozonoterapia foi mais desenvolvida e posteriormente divulgada por diversos países que apostaram nestes tratamentos em diversas patologias. Mas foi Cuba o país que mais evoluiu na aplicação desta terapia e tem desenvolvido as técnicas e protocolos terapêuticos que são mais utilizados a nível mundial. Na Europa, a Itália e a Alemanha foram os países que mais rapidamente aderiram à Ozonoterapia contribuindo com a produção de geradores de ozono para uso terapêutico.

Quais as doenças abrangidas?
Muito utilizada para tratar dor crónica, a Ozonoterapia é actualmente utilizada em mais de 200 doenças*, designadamente:

– Problemas circulatórios arteriais e venosos periféricos, cardíacos e cerebrais;
– Feridas (infectadas ou não), úlceras varicosas; pé diabético; queimaduras;
– Doenças intestinais (colites, proctites, fistulas);
– Doenças infecciosas (bacterianas, virais, fúngicas, parasitárias) incluindo pneumonias, infecções pós cirúrgicas, infecções urinárias de repetição, hepatites;
– Doenças reumáticas;
– Doenças dermatológicas;
– Doenças renais;
– Doenças ortopédicas (tendinites, lesões articulares, lesões musculares crónicas, hérnia discal);

Pode ser aplicada como terapia coadjuvante em pacientes com cancro*.

Quantos tratamentos são necessários?

O número de tratamentos e a frequência com que são aplicados, depende da doença e estado do paciente.

Porque a resposta do organismo aos tratamentos é gradual, são necessárias várias sessões para assegurar máxima eficácia*. O recomendável são várias sessões até um máximo de 20, 2 ou 3 vezes por semana.

Como é aplicada a Ozonoterapia?
A Ozonoterapia utiliza ozono clínico, que não é mais que a conjugação de dois componentes naturais e combinados entre si: oxigénio puro (O2), fornecido em “garrafas” e ozono (O3), produzido por equipamentos próprios (geradores de ozono); genericamente à proporção de 95% e 5% respectivamente (as concentrações variam em função de cada caso clínico). É administrado por via intramuscular, intra-articular, rectal, uretral, vaginal, subcutâneo, intradérmico.Administrando o gás isoladamente, sangue ozonizado, água ozonizada, creme ozonizado.

Tem efeitos secundários?
A Ozonoterapia é praticamente isenta de efeitos secundários. Não tem interação medicamentosa com fármacos, sejam convencionais e homeopáticos, ou outros tipos de terapias.

Deve no entanto atender-se a que o equipamento gerador de ozono clinico deve ser de alta qualidade de forma a gerar as concentrações de ozono corretas em função de cada doença. Além dos equipamentos clínicos especializados, é necessário um perfeito conhecimento das diversas técnicas de aplicação para que se tenha uma noção exacta das quantidades e das concentrações de ozono a serem utilizadas para assegurar a máxima eficácia do tratamento.

Há pessoas que não podem fazer?
Sim. É contra-indicação absoluta para os portadores de anemia hemolítica e hipertiroidismo não controlado. Depois há cuidados especiais a ter com os doentes diabéticos e com os doentes hipertensos, em que as necessidades de medicação, diminuem após iniciarem os tratamentos de Ozonoterapia; a vigilância dos valores de tensão arterial ou da glicémia efetuados pelo paciente são suficientes.

Só pessoas doentes podem fazer?
Não! O ozono tem o poder de modulação do sistema imunitário, libertando protectores celulares, aumentando a resistência às doenças; o ozono tem alto poder oxidante. Isto permite o combate ao envelhecimento das células e do organismo.

Portanto, qualquer pessoa, em qualquer momento da vida pode usar a Ozonoterapia para melhorar o seu metabolismo, a imunidade e a resistência às doenças*.

A Ozonoterapia é cara?
A Ozonoterapia uma terapia natural, onde não existe a administração de qualquer medicamento.

É uma terapêutica económica, se se atender aos custos alternativos (antibióticos, anti-inflamatórios, etc.).
Não obstante o número de sessões necessárias à eficácia terapêutica, ainda assim é uma alternativa mais económica que outras possibilidades terapêuticas.
É aconselhável uma consulta de avaliação prévia para determinar o protocolo adequado.* Disclaimer: Os resultados variam de pessoa para pessoa, dependendo de condições de saúde prévias, bem como do cumprimento das orientações do terapeuta.

Para mais informações sobre esta terapia consulte o site: www.centrodeozonoterapia.pt

Confira nossa Localização e entre em contato: Clique Aqui