PODOLOGIA: CUIDE DA SAÚDE DOS SEUS PÉS

podologia é uma ciência que estuda os pés, assim como, as causas, manifestações e sintomas que indicam uma perda de saúde dos pés e as suas repercussões para o organismo. Esta ciência também estuda e corrige alterações estáticas ou dinâmicas, que causam desequilíbrios de origem físico-mecânicas, as quais comprometem as ligações entre os ossos do .

O pé é o suporte do corpo e pequenas alterações podem acarretar graves consequências para o organismo. Por isso, mais importante do que tratar, é recorrer a uma clínica de podologia para prevenir a doença e não deixar evoluir pequenas lesões.

Nos últimos anos, registou-se uma evolução na qualidade dos serviços prestados pelos podologistas graças à aplicação de novas tecnologias, que permitem diagnosticar mais rapidamente o problema e atuar com um tratamento adequado.

A podologia tem como objetivo a prevenção, o estudo, a investigação e o tratamento dos processos patológicos do pé.

Quais as funções do pé no nosso quotidiano?

O pé é o principal suporte do peso do corpo. Apresenta duas funções distintas: a primeira é a estática, quando um individuo se encontra parado em pé, e a segunda é a dinâmica, quando o individuo se encontra em constante movimento.Na função estática, o peso do corpo vai incidir sobre os pés. A função dinâmica é mais complexa, porque engloba o estudo da mecânica dos pés e de todo o corpo. Esta permite-nos caminhar, correr e saltar, tendo também uma função amortecedora das pressões que chegam ao pé durante a marcha.

Como é possível constatar, o pé é uma estrutura muito importante para o nosso corpo, porque permite a interação com o solo e com o meio que nos rodeia. Este possibilita a execução de movimentos e consegue captar estímulos que são enviados pelo exterior.

Problemas que ocorrem frequentemente nos pés

A Podologia dedica-se ao estudo do pé em diferentes áreas, tais como: dermatopodologia, ortopodologia, biomecânica, podologia infantil, podologia desportiva, podologia e pé de risco, onde se insere o pé diabético, podologia geriátrica e podologia preventiva.

Dos problemas que ocorrem nos pés, os mais frequentes são:

  • Alteração da Pele, com o surgimento de calosidades, micoses, úlceras, feridas e gretas, verrugas, pele seca e descamada, excesso de transpiração e mau cheiro;
  • Alteração das Unhas, pois é frequente surgirem unhas encravadas;
  • Alteração do Pé, sendo constante haver uma deformação nos dedos e surgirem joanetes. Pode tornar-se necessário recorrer a palmilhas ou material ortopédico para corrigir problemas, como o pé chato;
  • Pé de Adulto, como o reumático, vascular, neurológico ou o do idoso;
  • Pé Diabético, que resulta no aparecimento de feridas, úlceras e alterações estruturais;
  • Pé de Criança, pois em tenra idade é comum apoiar o pé incorretamente, juntar os joelhos e ter alterações dérmicas. Isto pode provocar um cansaço excessivo ao caminhar, resultado de uma má formação congénita;
  • Pé do Desportista, onde surgem lesões e traumatismos, como entorses, tendinites e contusões.
Tratar os problemas dos pé snuma clínicade podologia melhora aqualidade de vida

Os pés são o suporte de todo o corpo, por isso, é importante estarem saudáveis, para conseguirmos uma boa locomoção, que nos permite manter a posição erguida. Quando ocorre uma alteração nos músculos da face, tronco, ancas e pernas, a posição do nosso corpo vai sofrer alterações.

Os pés são a base de sustentação do nosso organismo. São eles que suportam o peso do corpo, por isso, ficam sujeitos a enormes tensões e desgastes. Para ter noção de como os pés sofrem um grande desgaste ao longo da vida, uma pessoa com 70 anos, percorreu o equivalente a três vezes a volta ao mundo.

Preço das Consultas: 40€ por sessão.

Marque já a sua consulta ou tratamento

Confira nossa Localização e entre em contato: Clique Aqui